NOTÍCIA

Fraude no INSS: como contestar descontos indevidos

Cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas do INSS poderão contestar descontos indevidos em seus benefícios a partir de 14 de maio, utilizando o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Os beneficiários poderão consultar qual associação realizou o desconto e o valor descontado, bem como fazer a contestação dos valores. 

 

Na terça-feira (13), os beneficiários começaram a ser notificados se tiveram ou não descontos indevidos. Quem não possui descontos associativos, recebeu uma mensagem confirmando que está tudo certo. Segundo o INSS, 27 milhões de pessoas ficaram ilesas do golpe.

 

O ressarcimento será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020. A devolução do valor, no entanto, será feita de forma escalonada.

 

De acordo com o Governo Federal, "Ao clicar na opção 'Não autorizei o desconto', o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação". O ressarcimento será creditado em conta bancária — a mesma do recebimento mensal do benefício —, e pode ser acompanhado pelo aplicativo MeuINSS. 

 

Confira o passo a passo:

 

  • Acesse o aplicativo Meu INSS;

 

  • Após fazer o login, clique no ícone do sininho, no canto superior direito da tela;

 

  • Se você não tiver nenhum desconto, aparecerá uma mensagem como esta: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”;

 

  • Se você tiver algum desconto associativo, aparecerá uma mensagem com o nome da entidade que fez o desconto e o período em que os valores foram cobrados;

 

  • Caso não tenha autorizado o desconto, poderá solicitar a devolução dos valores.

 

Fonte: com informações de Gov.br
Foto: Gov.br

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