Michele Arcieri, Barbara Nezio e Anderson Sameliki, advogados do Escritório Trindade & Arzeno Advogados Associados, participaram nos dias 27 e 28 de junho, do 5º Congresso Nacional de Direito Sindical. O tema do encontro, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais em parceria com o Conselho Federal, por meio das Comissões de Direito Sindical, foi “Sindicalismo Livre: Democracia, Justiça Social e Igualdade”.
O evento reuniu advogados, sindicalistas e magistrados. A abertura contou com palestra e homenagem ao patrono Márcio Túlio Viana, professor e desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho de MG - TRT3.
Os debates focaram na importância do direito sindical para a democracia e justiça social, bem como na transformação do trabalho e da organização sindical na era digital. A negociação coletiva, os desafios da representatividade sindical e a necessidade de repensar a forma de custeio das entidades sindicais, também foram abordados.
O congresso foi encerrado com uma palestra do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho - TST, Maurício Godinho Delgado, sobre direitos humanos e democracia, destacando o sindicalismo como afirmação da cidadania e efetividade dos direitos.
Texto: Assessoria de Comunicação T&A - Christiane Matos (MTb 12.429)
Foto: Arquivo Pessoal